segunda-feira, 13 de maio de 2013


Acesso à internet nas escolas públicas de ensino fundamental do Brasil ainda é deficiente.

De acordo com o resumo do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP de 2012, apenas 45,8% das escolas públicas de ensino fundamental tem acesso a internet e 48,6% das mesmas possuem laboratório de informática, dados esses preocupantes se levarmos em conta os números do mesmo censo no que tange as escolas particulares do mesmo ciclo, que se contrapõem com respectivamente 90,5% e 58,4%.
As regiões que apresentam os percentuais mais baixos quanto ao acesso a internet são as, norte e nordeste, com respectivamente 20,9% e 28,2%.
Se observarmos os índices de acesso a internet e laboratórios de informática tendo como referencial o numero de matrículas perceberemos que os mesmos são elevados, respectivamente 82,2% e 80,6%, em todo Brasil, isso acontece, pois as escolas que possuem equipamentos tendem a ter um maior numero de matrículas frente as que não estão devidamente equipadas.

Ensino Fundamental – Rede Pública – Número de Escolas e matriculas por região, segundo Acesso á internet e a Laboratórios de informática – Brasil 2012

Região
Escolas  
Matrículas
Total
Acesso à 
internet
(em %)
Laboratório 
de 
informática
(em %)
Total 
Acesso à 
internet
(em %)
Laboratório 
de 
informática
(em %)
Brasil
122.726
45,8
48,6
25.431.566
82,2
80,6
Norte
20.008
20,9
24,3
2.988.216
61,5
63,2
Nordeste
54.840
28,2
34,3
7.733.941
66,5
68,5
Sudeste
27.888
74,7
72,0
9.410.804
95,0
89,6
Sul
14.158
79,3
80,3
3.432.772
95,6
94,0
Centro-oeste
5.822
77,3
76,9
1.865.833
92,1
89,2


















Ensino Fundamental – Rede Privada – Número de Escolas e matriculas por região, segundo Acesso á internet e a Laboratórios de informática – Brasil 2012


Região
Escolas  
Matrículas
Total
Acesso à 
internet
(em %)
Laboratório 
de 
informática
(em %)
Total 
Acesso à 
internet
(em %)
Laboratório 
de 
informática
(em %)
Brasil
21.989
90,5
58,9
4.270.932
96,6
78,3
Norte
1.142
88,3
47,7
236.223
96,5
68,4
Nordeste
8.504
82,8
40,4
1.342.714
92,6
63,1
Sudeste
9.173
95,5
71,4
1.929.095
98,4
86,3
Sul
1.636
99,0
82,5
414.627
99,5
91,8
Centro-oeste
1.534
96,0
70,9
348.273
98,8
83,1









                                                                                                                       
Medidas do governo federal

Estão em transito diversos programas federais de incentivo a disseminação das tecnologias de informação, dentre elas o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) voltado para a disseminação da tecnologia pedagógica na rede pública de ensino. O programa leva recursos digitais às escolas, mas obrigação de dar a estrutura adequada para os equipamentos são estaduais e municipais.  O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à internet, rede mundial de computadores, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no País, na página do MEC referente ao projeto há um link que mostraria a lista de escolas já conectadas, mas direciona para o E-Mec. O Programa Um Computador por Aluno (Prouca) criado em 2005, onde estados, municípios e o Distrito Federal poderiam adquirir laptops novos para as escolas. O programa segue a passos lentos, chegou a poucas das escolas do País.




Referências:
EDUCAÇÃO, Portal da: Programa banda larga nas escolas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=15808>. Acesso em 13 maio 2013
ALUNO, Um computador por: UCA institucional. Disponível em : <http://www.uca.gov.br/institucional/index.jsp>. Acesso em 13 maio 2012

Censo da educação básica: 2012 – resumo técnico. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013


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