quarta-feira, 8 de maio de 2013

Jogos educativos na escola - exemplos


Com a realidade das novas tecnologias tão presentes no dia-a-dia do ser humano, os docentes ganham novos aliados ao processo de ensino-aprendizagem e conseguem direcionar seu trabalho de maneira contemporânea e diversificada. Além de atrair a atenção e o interesse de seus alunos, o professor trabalha os conteúdos pré-estabelecidos no currículo escolar de forma lúdica e ímpar. Um exemplo de novas tecnologias que podem ser usadas em sala de aula é o uso de jogos educativos.
Segundo Mendes (2006, p. 79), os jogos educativos são aqueles direcionados a um público específico e que procuram cumprir objetivos de ensino, aproximando-se do currículo escolar. Dois exemplos desse tipo de jogos são:

Jogo Tríade



O jogo Tríade objetiva a imersão dos alunos nos acontecimentos presentes no século XVIII, principalmente a Revolução Francesa. Através da simulação, esse jogo possibilita a facilidade de entendimento dos alunos ao permitir que visualizem, em tempo real, a História contada pelo professor. Ao invés de ouvirem e/ou lerem sobre o tema, poderão interagir com o computador e obter um aprendizado contextualizado e sólido.

O jogo acima pode ser adquirido no site: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/triade/projeto.htm







Jogo Flow Free

Flow Free é um jogo de raciocínio lógico que consiste no link entre os círculos de mesma cor, objetivando a formação de canos/encanamento, sem que se cruzem. Através desse jogo de inúmeros níveis, o jogador usa sua atenção e raciocínio lógico, criando bases sólidas para a aprendizagem da matemática, por exemplo.

O jogo acima pode ser acessado no site: http://www.onlinegamesbazar.com/game/flow_free_online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar! Acreditamos que seu comentário será construtivo e importante para nós.